Páginas

sábado, 1 de janeiro de 2011

SETE RAIOS DA UMBANDA


1º) Iemanjá / Nana
2º) Oxalá
3º) Abaluaê
4º) Oxóssi
5º) Iansã / Xangô
6º) Oxum
7º) Ogum / Cosme e Damião

1º) RAIO – IEMANJÁ / NANÃ

Iemanjá

Sua manifestação é na água, seu elemento é o salino (sal); comanda os Orixás: Oxum, Nana, Oxum-Maré. Cuida da fauna e flora dos oceanos. No plano dos sentimentos, predomina a energia criadora.

Nanã

Orixá mais velho da Umbanda. Senhora da chuva, encarregada da solidificação, comanda o vapor (água) e a eterização* (éter) do Planeta. No plano dos sentimentos: constância, coerência, firmeza, serenidade, tolerância.

*eterização = limpeza do ar através da energia.

2º) RAIO – OXALÁ

É o todo, resultado da energia criadora. Cuida das ciências, dos estudos e do bem viver nas relações com os semelhantes. Sentimentos: harmonia, humildade e paz interior.

3º) RAIO – ABALUAÊ ou OMULÚ

Sua atuação é perene e fatal. É o Orixá da transformação e da morte, da saúde e da doença. Sentimento: compreensão.

4º) RAIO – OXÓSSI

É o símbolo da flora, fauna, matas e florestas. Distribuidor de oxigênio em todas as esferas. Quando respiramos, contamos com o Orixá Oxóssi. Sentimentos: afeto, cooperação, associação e manutenção dos seres e organismos vivos.

5º) RAIO – XANGÔ e IANSÃ

Xangô

É o Orixá das cordilheiras, pedreiras e maciços do planeta Terra. É o Orixá da harmonia, do direito e do equilíbrio. Comanda os trovões e os raios, juntamente com Iansã.

Iansã

Orixá da decisão é a mulher da guerra. Assume a postura independente, anti-preconceitual de seus filiados.

6º) RAIO – OXUM

É o Orixá da ternura, da humildade e do carinho materno com todos os devotos. Predomina na água doce, rios, lagos e cachoeiras.

7º) RAIO – OGUM / COSME E DAMIÃO

Ogum

Orixá destemido e guerreiro, Senhor das demandas. Ogum rege os sete focos de Exu. No plano mental, vamos encontrar este Orixá destravando as mentes condicionadas, bitoladas, alienadas aos dogmas. Ogum é força e poder. Seus elementos naturais: terra, água, ar e fogo (e o éter espiritual).

Cosme e Damião

Com Ogum estão Ibejis ou Ioris ajudando seu domínio na magia.

QUARTA-FEIRA, 12 DE DEZEMBRO DE 2007

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte VII

SÉTIMA LEGIÃO – OXALÁ

O Senhor do Místico. É a manifestação cósmica da vida, da energia, da força, da paz e do amor. Esta força é responsável pelas outras. A Legião de Oxalá é formada pelas Sétimas Falanges de cada Linha.

OBS.: A Sétima Legião é o Próprio Oxalá.

1º) OGUM DELÊ ou OGUM DA LEI (Justiça):

Esta falange é a vibração pura de Ogum. Efetua a ronda sobre o mundo. É o cobrador do carma (reajuste cármico). Aceita obrigação em qualquer lugar, desde que seja ao ar livre. Justiça.

2º) XANGÔ DJACUTÁ:

É a falange que corresponde aos trovões, é o senhor dos raios e meteoritos. A palavra Djacutá também significa pedra na língua do santo (símbolo da justiça cósmica). Sua força é solicitada nas horas das injustiças provocadas por outras pessoas.

3º) URUBATÃ:

Caboclos das colinas e montes onde existem flores, pois são ligados na vibração de Oxalá. Representam a ordem e a justiça da Macaia. Os caboclos desta legião dificilmente incorporam. São normalmente velhos e de muita sabedoria. Quando usam o médium é mais como missão cármica.

4º) CABOCLA JANAÍNA (mar):

Conhecida como mãe d`água, manipula as energias do amor conjugal. São ligas também com a vibração de Oxalá. Cor: azul clara.

5º) COSME (Crispim):

Crianças que vibram com Oxalá. Cuida dos inocentes do espaço. Cores: rosa e branca.

6º) POVO DE BENGALA (Pai Tomé):

Por terem passado por incertezas, falta de resignação e sofrimento, trazem a missão de compreender os seres humanos que passam por isso e são levados ao erro e ao desespero pelo excesso de amargura, embora creiam na força divina.

7º) CABOCLOS:

Têm como tarefa doutrinar cada guia chefe do Terreiro, por isso dificilmente incorporam para os trabalhos de cura e passes. Esta linha é comandada por Oxalá menino e Oxalá velho.

Apetrechos de Oxalá: Correspondem aos apetrechos de cada legião.

Ervas: Tapete de Oxalá (boldo), folha de limão, manjericão, erva cidreira, trevo, café e erva do mar.

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte VI

SEXTA LEGIÃO – IORIMÁ

A Potência Iluminada da Palavra e da Lei. A Sabedoria e o Domínio sobre a Magia.

1º) POVO DA COSTA (Rei Cambinda):

Espíritos africanos que trabalham na renovação das forças, ajudam na resignação e coragem para enfrentar a dor e o sofrimento originário de dívidas passadas. Cruzam com falange de Iemanjá. Cores: branca e preta. Recebem como ebó: vela branca e preta, vela roxa, café, rapadura, rosário e flores.

2º) POVO DO CONGO (Rei do Congo):

Espíritos negros escravos que trabalham com as forças recém transformadoras, isto é, puro e novo. Trabalham no sentido de vencer a dor, envolvendo alegria interior. Cruzam com erês. Obrigação: em praias e campos floridos.

3º) POVO DE ANGOLA (Pai Joaquim):

Trabalham no fundamento de manutenção da força cósmica e também na aplicação de misticismo. Têm como missão trazer a luz e força aos filhos que têm vícios. Ajudam na sobrevivência.

4º) POVO DE GUINÉ (Pai Guiné):

Trabalham na cura dos males físicos através da magia, pois carregam muita vivência das coisas sagradas. Trabalham no cruzeiro da kalunga pequena.

5º) POVO DE MOÇAMBIQUE (Pai Gerônimo):

Trabalham no sentido da dor e da liberdade em todos seus aspectos, principalmente na liberdade de ação. Carregam uma infinita paciência.

6º) POVO DE LUANDA (Pai José):

Trabalham diretamente para a caridade, apesar de serem combativos e exigentes com os médiuns e com os trabalhos. Combatem todo tipo de demanda. Utilizam o engoraci para os trabalhos.

7º) POVO DE BANGALA (Pai Tomé):

Por terem passado por incertezas, falta de resignação e sofrimento, trazem a missão de compreender os seres humanos que passam por isso e são levados ao erro e ao desespero, pelo excesso de amargura, embora creiam na força divina.

Apetrechos de Iorimá: Não há vestes especiais, usam chapéus de palha, bengala, lenço, cachimbo e contas nas cores de sua vibração.

Ervas: arruda, guiné, benjoim, cipreste, café, cambará e vassourinha.

SETE LINHAS DA UMBANDA - Parte V


QUINTA LEGIÃO – IORI

É a manifestação da Potência Divina. É energia dos anjos de Olorum. Deus Supremo do Povo Ioruba, criador do mundo. É a única linha que consegue dominar toda energia.

OBS.: A criança brincando com carrinho, boneca ou qualquer outro brinquedo está em trabalho de descarregar fluído.

1º) TUPANZINHO (Idolu, Idossu):

Crianças, na sua maioria, índios. Sua força está presente nas matas onde existe grama e mata verde. Cruza com Oxossi. Protetor dos lenhadores e de seus animais. Cores: verde e rosa.

2º) DOUM:

Crianças nascidas no cativeiro e filhos de pais africanos e mãe índia. Irradiam na praia e jardim. Protegem médicos e enfermos. Cruzam com preto-velho. Cor: rosa.

3º) ALABA:

Legião cujo reino está cruzado entre a guerra, cachoeira e mar. É o símbolo da força, amor e bondade. Cruzam com os temporais. Protegem pessoas dos perigos das tormentas.

4º) DANSU:

Irradiam a força com Xangô. Reinam as pedras próximas de cachoeiras. Chegam a terra com os temporais, protegendo pessoas do perigo das tormentas. Cor: rosa.

5º) BANSU:

Crianças do sexo feminino, sendo filhas de Iemanjá. Os africanos a apresentam como estrela maior, que com outras formam o Cruzeiro do Sul. Cor: rosa.

6º) DAMIÃO (Crispiniano):

Crianças cujas forças cruzam com Cosme e Doum.

7º) COSME (Crispim):

Crianças que vibram com Oxalá. Cuidam dos inocentes do espaço. Cores: rosa e branca.

Apetrechos de Iori: Material indígena enfeitado e todo tipo de brinquedo.

Ervas: folha de amora, folha de anil, manjericão, alfazema, salsa parrilho, erva-doce e trevo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre esta postagem,ajude a melhor o blog